quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Notas

Após longa pausa, aqui vão algumas notas, necessárias:
1. A Venezuela disse não ao trombadinha da democracia. Surpreendentemente, Adolf Chavez teve seu golpe de estado frustrado. É raro. Mesmo um pais maduro como a Alemanha da década de 1930 sucumbiu ao canto da sereia de plebiscitos que mascaravam os estertores daquela democracia. Após algumas votações, Hitler enquadrou o Estado e o resto é o que se sabe.
Hugo Hitler queria a mesma coisa, mas foi ligeiramente incompetente, ou talvez arrogante demais. Ressuscitou a oposição venezuelana, culpada até aqui de todos os delírios do caudilho, por via omissiva.
2. Lula enfiou a viola no saco e terá de esperar mais alguns meses até lançar outros balões de ensaio para sua tentativa de golpe. A população rechaça o terceiro mandato, segundo o Datafolha, mas o que pode a população, contra a vontade do rei? O apoio de Serra e Aécio a esse confisco chamado CPMF é um sério desafio à nossa boa vontade.
3. Disse, há dois meses:
Embora com retoques, Mônica mostra que é abençoada. Já Renan expõe a vergonha do Senado. Ele vendeu a alma a Lula para vencer o primeiro round, mas terá de deixar a presidência da Casa. Melhor fora um pacto com o diabo.
Mefisto cobrou seu preço.
4. A Bolívia arde em chamas. Os EUA, sintomaticamente, mandaram seu especialista em países secessionários, num gesto que parece indicar qual o futuro da Bolívia.