sábado, 20 de janeiro de 2007

Amsterdã

Depois de 12 horas de trem desde Toulouse, passando por Paris, Amsterdã.
Ao contrário do que pode sugerir o tempo despendido, atravessar a Bélgica, Bruxelas e os Paises Baixos desde Paris é muito interessante. Os trens são extremamente confortáveis. Muito melhor que avião.
Fiz um passeio por esta cidade, entrecortada de canais. É repleta de prédios históricos, monumentos e becos espetaculares.
A certa altura, depois de olhar para ambos os lados da rua, livrei o corpo dos bondes, mas uma bicicleta - saida dos recessos do inferno, desconfio - quase me atropelou.
Parece que ela brotou do chão, ou do fundo das eras. Felizmente, atinei com a salvação, a tempo. Prometo ficar mais atento.
Pretendo explorar esta cidade, apesar das baixas temperaturas.
Como vocês podem ter notado, o teclado voltou a formas mais amigas. É agora vivenciável.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Toulouse

A esmo nesta cidade, que sedia a indústria aeroespacial européia (o super-jumbo A-380 deixa-se conformar aqui, com partes de toda a Europa).
Toulouse é charmosa e aconhegante. Cheia de monumentos e de gente nas ruas. Apesar do tempo, hiemal, foi prazeroso percorrer suas ruas.
Venho de Carcassone, cidadela medieval construída no alto de um morro. Trata-se de um conjunto de castelos, enfeixados por uma muralha de muitos metros. Hospedei-me perto dessa fortaleza, e caminhei sem destino, para testar seus limites. Passes e impasses num labirinto de pedras lavradas.
Daqui a pouco embarco para Amsterdã, via Paris, para novas abordagens desse antigo continente e seus sonhos.

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Provença

Mesmo no inverno, a Provença tem inúmeras felicidades. Cabe a cada um descobri-las. Mas e preciso tempo. Talvez um mês, só para o lado francês dessas paragens (o norte da Espanha exige outro tanto). Jantar ao lado de um anfiteatro romano, visitar esses monumentos e todo o seu entorno é tarefa de fôlego. No meu pequeno hotel perto dos monumentos em Arles me senti o próprio Van Gogh (sem as manias e o talento). Há muitos encantos, por aqui. Não por acaso algumas pessoas passam meses nessa descoberta.

Marselha

Cheguei hoje a esta cidade, um dos portos mais antigos do mundo. Foi fundado pelos gregos há 2600 anos, depois utilizado pelos romanos, que colonizaram a Gália, hoje França. Apesar do tempo, chuvoso, fiz um passeio e tirei algumas fotografias. Visitei Arles (cidade em que viveu Van Gogh), Avignon e Lyon, entre outras. Ainda vou pra Nîmes e Carcassone, depois Saint Malo e Amsterdã. O sul da França em uma frase: acho que vou ficar!