sábado, 13 de maio de 2006

Taj Mahal

Após todas as interdições caprichosamente impostas à nossa entrada no Taj, pensei em convocar uma rave para esse excelente monumento. Os convidados entrariam montados em elefantes balançantes no recinto, e uma bateria de DJs fariam o edifício dançar. Há uma suntuosidade definitiva no Taj Mahal, um transporte conduzindo-nos até sua origem, momentosa.

Morales e Lula

Uma imagem vale por mil palavras? Pode valer mais; usualmente vale menos. Abro uma exceção para a charge acima. É do Glauco, claro que é. Nosso Guia ruma pro espaço, a bordo do foguetinho do amigo Morales. O Sr. Morales precisa fazer a maioria dos representantes que escreverão a nova Constituição boliviana. Daí os delírios, as bravatas e outras sandices que só alguém com um nome que vale por uma caricatura poderia parir. Toda essa politiquinha, concebida pelo sargento Garcia, renderá uma Carta Constitucional recheada de assombros. Eficaz, se o objetivo é garantir a miséria dos bolivianos pelos próximos 30 ou 40 anos. Pobre Bolívia. Eles não mereciam Evo. Pobre Brasil...

segunda-feira, 8 de maio de 2006

Indiazinha

A interminável floresta, o vasto Amazonas e as crianças de povos ancestrais.

Menininho

Abro uma exceção à regra de não copiar, por inteiro, os despachos de outros blogs. Josias de Souza se supera no texto, leve e bem-humorado. As reflexões de Anthony Garotinho constituem um desafio à lógica. Garotinho pensa, logo existe. O problema é que não sabe muito bem por que é que pensa. Nem para que é que existe. Sua missão na Terra talvez seja a de provar que Descartes não existe. Nem ele nem o cartesianismo. A greve de fome do pré-candidato do PMDB à presidência já dura oito dias. Muitos suspeitam que ele esteja ingerindo, nas caladas da noite, porções de comida “não contabilizada”. Mas, a julgar pelas manifestações oficiais do médico de Garotinho, o caixa dois dele não chegou à geladeira. O doutor Abdu Neme informa que o ex-governador fluminense já perdeu 6,3 kg. Estaria às voltas com uma desidratação moderada, com períodos alternados de prostração, sonolência, dores musculares, cefaléia e cãibras. Mas, em mais uma evidência da inexistência de Descartes, ele “permanece lúcido e orientado”, anota o boletim médico. Nesta segunda-feira, a "lucidez" de Garotinho foi "orientada" na direção de Lula. Chamou o presidente de "traidor do povo brasileiro". Em outro despacho, o mesmo Josias informa a boa notícia do dia: queda da popularidade de Bush. Até que a semana começou bem...

domingo, 7 de maio de 2006

Política

Nosso Guia não lê jornais, não assiste tevê nem aceita que lhe contem as novidades. Age muito bem. Faço tudo isto e não estou gostando nada do que vejo. A greve de fome de Marotinho, por exemplo. Condeno a atitude (indelicada) daqueles funcionários públicos que depositaram coroas de flores à porta do nosso abstêmio, mas apóio a greve de fome, claro que sí. Ainda que ela não vá até o fim, como muitos desejam, penso que é oportunidade do Bolinha meditar e buscar iluminação. O que não aceito, já o disse, é a farsa do Moreno que, aproveitando-se da nobreza de Molequinho, lançou sua própria greve de fome, mas foi visto num restaurante chique no Rio, se empanturrando. Nosso Guia conserva-se alheio a todos esses sucessos, e muitos outros. Nunca soube de nenhum caseiro, muito embora tenha, inadvertidamente, demitido um ministro da Fazenda por bisbilhotar a conta bancária desse mesmo caseiro. Também não sabe nada sobre o silvíssimo Pereira. Teriam as declarações algo a ver com as prévias em São Paulo? Na dúvida, não seria o caso de apurar afirmações tão graves? Não, acho que não. Melhor ocuparmos algumas refinarias ianques por aí (com mil demônios! Estamos em falta de refinarias ianques!).

Gescade em Manaus

Eis aí meu grupo de trabalho (Gescade), em Manaus. Visitinha obrigatória ao Teatro Amazonas, com direito a ensaio da orquestra (entoavam a Carmem, de Bizet).

Provando a estada em Praga

Estão vendo esse carinha de casaco vermelho, com cara de idiota, sorriso de idiota, pose de idiota?

Não se deixem enganar... Ele é um idiota!