sábado, 31 de agosto de 2013

Tulum

Acompanho a arquitetura Maia desde Honduras e Guatemala, e fiquei fascinado com Tulum. Templos e palácios com uma praia anexa - e que praia. 

Por horas vadiei em ondas, me afogando no passado. Ontem, Chichen Itza, sob um sol digno dos maias. Hoje, Cobá e um parque natural. Você sobe a pirâmide, toda em antigo leito marinho, e se entrega a floresta. Uma neblina invadiu, lá pelas tantas, e sobrepairamos universos desconhecidos, maias. 

O México ignora o que seja tédio.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Desmentindo a República


A Câmara acaba de praticar uma obscenidade. Ante a "absolvição" do bandido Donadon, resta ao Supremo a interpretação mais robusta da Constituição: a perda do mandato como decorrência da decisão do STF. Do contrário não teremos uma República em que viver. Na calada da noite uns moleques, se valendo do anonimato conferido pelo voto secreto, tentaram aniquilar o Estado de Direito, em manobra ilegal e inconstitucional, na voz firme de Gilmar Mendes. Algo tem de ser feito para mitigar os ânimos dessas ratazanas.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Tubarão-baleia II

Hoje reencontrei os amigos pintadinhos

Eles se fartavam na água, turva em tantas ovas. A certa hora eu e os israelenses quase fomos atropelados por um ônibus faminto, que depois sorriu, com seus dentes. Todos os quatro mil. 

Vai encarar? 

Eles dançam sob as águas – música interna – enredados no caviar abundante. A travessia foi suave, no barquinho exíguo. Ao final o ceviche – de lei tanto na polinésia quanto no caribe.