quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Rumo à estação Finlândia

Finalizo a Finlândia. Helsinque tem muito mais a oferecer do que dizem os guias de viagem. A cidade é um sucesso, com palácios e belas construções em toda parte.

No restaurante de hoje, especialidade samielk grelhado, divinamente ao ponto. Depois, um café finlandês, com sabor amadeirado. No almoço, no porto, almôndegas de rena, saborosas. Três ou quatro museus, o Parlamento, muitos parques, algumas igrejas e concluo a Finlândia, de proveitos.

Se alguém perguntar de uma cidade simpática, hospitaleira, fácil de conhecer e cheia de atrativos, respondo rápido: Helsinque, definitivamente.    

Amanhã será a vez de Talim, hora e meia daqui. 

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Blue Lagoon

O cartão postal da Islândia é a Lagoa Azul, um afloramento de águas que sabem a vulcão.

Conduzi-me por um caminho de lava e adentrei a piscina, artificialmente azul. Se o leitor procura um bainho morno, bem, este não é o lugar. A certa altura começam certos fervores, uma ligeira onda de cozimento, que você não sabe se acaba. "Onde vim parar? Será que consigo escapar ao ponto? Onde foi parar todo mundo?"

Depois, deixei-me a uma cachoeira (de águas quentes, é claro), sentindo as iras do vulcãoFora da água, faz frio. Dentro, é uma quentura primordial, que relaxa e faz bem. 

Entrei numa caverna, com vapores saindo da rocha negra. Impressão de adentrar a intimidade do magma, inadvertidamente. Os pés, deixei no tablado, sob o qual um aqueronte saltitava. Vez em quando umas ondinhas subiam, e os iam amaciando. Achei melhor recolhê-los, como os demais.

Perplexidade mesmo traz o bafo de vulcão na costinha do crioulo.

Fiquei uns minutinhos e voltei para a cachoeira, de poderes termais, que massageia e aquece.  

Finalizei com outras saunas, igualmente fervorosas, e voltei para a lava.

Gente sorrindo por todo lado: é assim a Blue Lagoon, não longe do aeroporto de Reiquiavique. Fora são rigores.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Finlandia

Oito dias na Islandia. Pais fantastico, superior às expectativas. Agora, Helsinque. Uma cidade que, num primeiro passeio, me pareceu uma Paris menos congestionada. Saio agora por seus meandros.