sábado, 15 de dezembro de 2007

A noite de Berlim

Após a caminhada por Potsdam, a noite de Berlim. Feirinha, pra variar, quase em frente à Universidade Humboldt (onde, grosso modo, Max Planck inventou a Mecânica Quântica, esse delírio poético-cientifico). Depois, uma cerveja, encorpada e deliciosa, na Potsdamer Platz. Na volta, não resisti a um grelhado. Corte alto, estilo argentino, carne européia. Apenas razoável. Salada impecável. Outra cerveja, igualmente encorpada, insanamente loura. Marcante. Por ora, é dormir. Amanhã, Berlim, à pé, num passeio a zero dólar, zero libra e zero euro. Quanto será em reais? Vou perguntar.

Potsdam

Na periferia de Berlim, a pequena Potsdam é uma grata surpresa. Cenário para o acordo que pos fim à 2ª. Guerra Mundial (pelo qual os líderes das três superpotências vencedoras fatiaram a Alemanha), Potsdam tem imenso jardim chamado Sansoussi, semeado de castelos e palácios. Visitei-a nesta tarde de sol intenso desmentindo o inverno. Umas espanholas me fizeram gentil companhia ao Palácio Novo, naturalmente reconstruído.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Prova de Inglês

Antes da viagem, a prova. Nas dissertações solicitadas, mandei ver em termos pedantes e altissonantes, que deixaram tonta a professora. Infelizmente, o ter ficado tonta não a impediu de meter um "Zero, com louvor" no meu trabalho. Hoje, até aula de fotografia já dei, em inglês.

Munique

O tíquete profetizava chegada às 10h04min. Chegamos às 10h02min. Tamanha impontualidade não é bem-vinda. Ao desembarcar, lembrei que não tinha anotado nome e endereço do hotel. Após alguma hesitação, achei uma lan house. Tendo gasto metade do orçamento do dia (50 centavos de Euro), localizei o hotel. Ficava a uns 17 passos de onde eu estava. Após o ritual da mala, saí para caminhar. Cidade lotada, repleta de acenos, apesar da chuva gélida e do vento. Almocei numa das mais antigas cervejarias da cidade e consultei a memória. Na década de 1920, certo líder de arruaceiros entrou numa dessas cervejarias (não sei qual) onde estavam o governador da Baviera e anunciou, arma em punho, que, a partir daquele instante, todo o poder na Federacao Alemã lhe pertencia. Apesar do ligeiro equívoco quanto à cidade e às pessoas a coagir, o governador, e outros líderes, assentiram com tão decidida tomada de poder e combinaram o que fariam a seguir. Os freqüentadores da cervejaria, menos afeitos ao jogo do poder, limitaram-se a deplorar aquela chateação. Esse espetáculo ficou conhecido como "golpe da escada de serviço" ou "golpe da cervejaria", obra do sarcasmo dos frequentadores do lugar. O arruaceiro se chamava Adolf Hitler. Anos depois ele empreendeu outro "golpe de mão", dessa vez com mais partidários. O episódio rendeu pouco mais de uma dezena de mortos, inclusive alguns policiais. Hitler cumpriu menos de dois anos de cadeia por essa bravata, e quase foi deportado para seu pais de origem (a Áustria).

Filarmônica

Philharmonie, em Munique. Cheguei em cima da hora. Eles ousaram começar sem mim. Convidado a deixar o casaco na recepção, restou-me a camiseta. Regata. Cavada. As pessoas ostentavam excessiva indumentária: parte dos homens vestia fraque; parte empertigava-se em smokings. Alguns se atreviam a trajar meros paletó e gravata (logo aprendi a desprezar esses caras, evidentemente indignos de amizade). As mulheres exibiam o trabalho de metade das casas de alta costura da Europa. Não me importei com esse deslize. Quem sou eu para ensinar a essas pessoas o que vestir numa apresentação de orquestra? Lá estava eu, com uma bota capaz de de suportar 40 graus negativos, uma calça de alpinismo e a heróica camiseta que me acompanhara por toda a semana. O concerto foi bacana. Espero que esses caras tenham aprendido a lição...

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Chegada a Alemanha

Esnobada como mero centro financeiro da Europa, Frankfurt tem sim atrações de classe. Sai a pé, sem rumo, logo após uma soneca reparadora (são 12 horas de voo). Pretendia ver uns museus mas, para que ver museus, se voce pode ver a vida na rua? No caminho, enfiei-me numa feirinha e fui conhecer a moçada alemã, num fim de tarde. Tinha barraquinhas de tudo, mas o que despertou minha ambição foi uma especie de churrasco alemão. Tinhas umas salsichas gigantes e carnes grelhadas. Arrisquei os dois pratos e me dei bem. Agora, uma autentica cerveja alemã e descanso, que amanha a coisa começa cedo: as seis vou para Munique, de trem. Detalhe: as pessoas te ajudam na rua. E tentam te entender.