1. A continuar a atual tendência, dentro de alguns anos teremos um embate entre o governator (ex-terminator, ex-austríaco), e a senhora Clinton (Chelsea Clinton). Os republicanos dizem que, se Clinton estivesse a bordo do Titanic, o iceberg teria afundado.
O que digo é que, se você um dia vir qualquer dos Clinton pulando do 28º. andar, dê um jeito de pular junto, porque deve haver algo de muito bom aguardando.
2. O papa andou rezando umas missas de costas para o público. Se esse público não se importa com isso, porque nos importaríamos?
Bentinho volta ao fundamentalismo católico, numa jogada aparentemente inteligente.
Mas burra.
Quando a atual maré religiosa ceder passo para um pouco de bom senso, a igreja católica estará bem perto da extinção.
Os grandes sistemas religiosos têm data marcada para morrer. O misticismo, não.
O vulgo implora por artigos de fé. As religiões respondem com extensa lista de exigências, todas intoleráveis. Decretam o fim da razão, a entrega total, a irracionalidade levada às últimas conseqüências.
Um cronista disse, dia desses, que, se você não acredita em Deus, por que se importar? Se você não acredita em disco voador, não precisa escrever refutando sua existência.
É quase isso, mas a história não registra que crentes em discos voadores tenham assassinado quem deles discordam, como fizeram todas as grande religiões, mesmo antes de Sócrates ser obrigado a tomar veneno por um tribunal convocado para julgar crimes de consciência.
Recentemente, no episódio em que a igreja católica tentou se imiscuir na saúde pública, José Gomes Temporão (Saúde) afirmou: "As prefeituras estão corretas e a Igreja está equivocada, mais uma vez. A pílula do dia seguinte é usada apenas sob prescrição médica. Aí é uma questão de saúde pública e não religiosa." Não é à toa, provocou o ministro, que os jovens estão se afastando das paróquias.
O arcebispo não se deu por achado: "Eles estão corrompendo a juventude, desviando a juventude da lei de Deus. Qualquer problema humano é também religioso." Repetiu o que dissera antes: a distribuição da pílula "viola os direitos fundamentais e induz a população a praticar o mal". (Josias de Souza)
Bento (ex-soldado de Hitler) radicaliza. Colherá bons frutos, não tenho dúvida. Assim como seu antigo Führer. Por seu turno, os ateus arregaçaram as mangas, recentemente, com uma safra de livros provocantes e apimentados.
Contra todas as evidências, acredito que humanidade está bem perto do fim de sua infância.