sábado, 5 de fevereiro de 2011

Homeopatia


Hélio Schwartsman, articulista da folha, investe contra a homeopatia, essa lenda moderna. Funciona assim: seus "princípios ativos" são diluídos a tal ponto que não resta nada deles no "medicamento", ou, por outra, resta menos que substâncias como o ouro, arsênico ou chumbo.

Assim, quem toma droga homeopática está rigorosamente sob efeito de placebo, com os mesmíssimos resultados. Não advogo o banimento da homeopatia (está bem, advogo sim...), mas, pelo menos, que as pessoas sejam informadas de que ela não é o que finge ser: terapia médica. Está ao lado do curandeirismo, astrologia e outras formas de ociosidade remunerada. Seus seguidores mantêm o mito da "memória das moléculas", uma mentira cruelmente desmentida pela Física. Se existisse essa memória, um objeto banhado a ouro não demoraria nadinha a se "lembrar" de que também pode ser ouro e, bem, não temos visto isso acontecer...

Segue o Hélio:  
 
Escrevo essa reportagem sob overdose. Acabo de ingerir 60 comprimidos... de um preparado homeopático. 
De acordo com a bula do complexo homeopático nº 35, da Farmácia Almeida Prado, destinado a tratar "nervosismo", eu deveria procurar meu médico. De acordo com a química, porém, não preciso me preocupar. 
As substâncias do complexo nº 35, preparadas segundo as regras da homeopatia, são tão diluídas que eu não absorvi mais do que uns poucos milhões (106) de moléculas dos ingredientes originais. E isso é insuficiente para produzir efeitos orgânicos. 
Para dar termo de comparação, uma colher de chá de açúcar contém 7 sextilhões (7x1021) de moléculas de sacarose. Basicamente, o que eu consumi foram as bolinhas de lactose que servem de excipiente para os comprimidos. Elas bem que poderiam ser mais saborosas. 
Fiz esse experimento antecipando-me ao protesto global contra a homeopatia, iniciativa de um grupo de céticos que ocorre em 79 cidades de 27 países neste fim de semana. Os manifestantes vão, como eu, tomar doses maciças de remédios homeopáticos para chamar a atenção da população para o fato de que eles são inertes, isto é, "são feitos de nada", no dizer da campanha. Mais detalhes no site do movimento: www.1023.org.uk
No Brasil, estão previstas manifestações em São Paulo, Natal e Porto Alegre. Hoje, o braço paulistano vai se reunir na praça Benedito Calixto e precisamente às 10h23 cometerá a "overdose homeopática". Vá e leve seu complexo homeopático favorito, pois não haverá distribuição de drogas no local. 
O 10:23 que dá nome ao movimento é uma referência à constante de Avogadro (6,02x1023), a garantia estequiométrica de que preparados em diluições superiores a 12C passam a ter mais chances de não conter nenhuma molécula do princípio ativo do que de conter. 
A meta do movimento não é banir a homeopatia, mas levantar a discussão sobre seus fundamentos de modo que as pessoas possam fazer escolhas informadas sobre sua utilização. Outro objetivo é evitar que governos gastem preciosos recursos com tratamentos sem confirmação científica. Seria como financiar pesquisas astrológicas em vez de astronômicas. 
PS - Passadas mais de 24 horas da minha overdose, ainda não senti nada, mas, depois de ler a nota da entidade dos homeopatas, fiquei com vontade de me entregar à polícia. Quem gosta de homeopatia poderá dizer que é um efeito colateral do complexo nº 35.