domingo, 17 de agosto de 2008

India

A Índia está mudando tão depressa que começa a se parecer com qualquer outro lugar. Os arranha-céus brotam. Cidades incham. Os jovens namoram, bebem, fumam livremente. Mas muitas das pessoas que estão tornando nova a nova Índia - dos corretores de ações às engalanadas socialites- são responsáveis pela preservação de um elemento de certa forma lúgubre do passado indiano: uma tendência a tratar os funcionários contratados como sua propriedade, insultá-los e humilhá-los e ser condescendente com eles, comportar-se como se alguns seres humanos tivessem nascido para servir e outros para serem servidos. "Os indianos são provavelmente as pessoas menos democráticas, morando na maior e mais plural democracia do mundo," como afirmam Sudir Katar e Katharina Kakar, dois conhecidos estudiosos da cultura indiana, em um livro publicado recentemente, "The Indians: Portrait of a People" ("Os Indianos: Retrato de um Povo").
O país tem [na opinião de um importante cineasta], um problema de "desumanização". Em uma entrevista, ele descreve os empregados e servos da Índia como se fossem "duas espécies diferentes". Anand Giridharadas, de Mumbai (Índia), no Jornal Herald Tribune de 11/08/2008. Os termos India e miséria continuam tão embaralhados que não se pode pensar um sem o outro, não importa o que digam os boçais. A Índia é um desastre permanente, esperando para recrudescer.
John Tierney, no NYT de hoje, fala sobre coisas com as quais você não deve se preocupar nas suas férias (não importa o que diga a mídia): 9. A MASSA QUE ESTÁ FALTANDO NO UNIVERSO Mesmo o destino do universo - expansão regular ou colapso cataclísmico - dependendo da quantidade de matéria escura que está em algum lugar lá fora, você pode ficar descansado que ninguém vai culpar você por isso. E a maioria dos especialistas duvida que esse colapso vá ocorrer durante suas férias. 10. BURACOS DE MINHOCA SEM IDENTIFICAÇÃO Será que suas férias podem ser interrompidas por uma queda repentina dentro de um buraco de minhoca? Se fizermos uma análise da teoria do tempo e do espaço e do filme "Jumper", eu diria que a possibilidade não pode ser eliminada. Eu também acrescentaria que se o buraco de minhoca me levar para um universo alternativo, há uma grande chance de sua bagagem se perder no meio do caminho. Mas, ainda assim, eu não me preocuparia muito com isso. Em um universo alternativo, talvez você não tenha que passar o resto do ano se preocupando com a matéria escura do universo ou com ratos de laboratório. Talvez você consiga até comprar uma daquelas garrafas da Nalgene.