sexta-feira, 21 de julho de 2006

O capataz

Logo após cruzar uma ponte nas cercanias de Varanasi (Benares), construída pelos ingleses (parece que a última vez que alguém se importou com infra-estrutura na Índia foi na época dos ingleses, finda em 1947), vê-se um enorme pátio em que trens carregados de carvão chegam e são descarregados por escravos hindus, como na foto.

Na ponte, milhares a pé, de ônibus, riquixá, bicicleta, caminhão. Em comum, a miséria. Lá embaixo, lânguidos búfalos recreiam às margens do Ganges.

O capataz achou mesmo que eu não teria coragem de fotograr seus escravos, mas eu mostrei que ele estava errado.

quinta-feira, 20 de julho de 2006

A beleza

"Então, o que aconteceu com esse cara?", perguntei ao Hudson.
"Você notou como ele é bonito?"
"Sim, vi como é bonito", disse. Na verdade, ele parecia um esquilo semi-afogado, mas não quis contrariar.
"Aquele homem tinha duas esposas, e é tão terrivelmente bonito que as duas passavam o dia brigando para ver quem dormiria com ele à noite. Ele acabou favorecendo uma delas, a outra ficou invocada, foi até o feiticeiro e jogou uma praga nele. E agora ele não consegue lembrar nem o próprio nome."
"Se você tem duas mulheres, é perigoso ser tão bonito", um dos velhos concluiu, gargalhando.

*(Memórias de um Primata, Robert Sapolsky) Não, o cavalheiro da foto não sou eu...

quarta-feira, 19 de julho de 2006

Monte Fuji

Estão vendo o chapeuzinho vermelho aí em cima? Podem parar de rir, por favor: sou eu. Ao fundo, o monte Fuji, injustificadamente reverenciado (é um vulcão como outro qualquer, mas sem as imposturas de lavas e erupções).

terça-feira, 18 de julho de 2006

Me

Na primeira foto, conceda um Indiana Jones, bom leitor, ainda que após algumas crises de malária. Ao fundo, o rio Negro, passando por Manaus.

Na segunda, um rambo de escassa bravura e mirrada musculatura faz o que pode para aparecer. Em tempos meu índice de gordura corporal era 23 por cento. O resto era só músculos e revigorados ossos. Agora as proporções se inverteram... Estou num museu militar em Siem Riep, norte do Camboja.

Ofereço estas fotos para os dois leitores que me visitam, religiosamente, a cada ano.

segunda-feira, 17 de julho de 2006

Cidade Proibida

O dia em seus tardores. Após fatigar a Cidade Proibida, em passos vagamundos, visito seus arredores, no centro da velha Beijing (Pequim). Um imodesto arrebol mostra o laguinho, glaciado. Não deveria me sentir tão só. Não enquanto o sol afiança o dia, desistido.