domingo, 10 de janeiro de 2010

Cusco

2 comentários:

Júlio César e Izaura disse...

Grande Gérson,
parabéns pelas fotos peruanas. O Peru é uma festa para o turista ávido por belas paisagens (desde que vire os olhos para o lado quando passar pelas lixeiras de Juliaca e de La Rinconada). Foi a Nasca? e Puno? Apreciou as catacumbas de Lima? Comeu Ceviche? Visitou o restaurante "manos morenas"? Tomou chicha morada e Pisco Sour? Fez o caminho inca? Comprou réplicas dos fabulosos vasos precolombianos, os "huacos"? Foi ao cemitério de Cauchilla, com suas múmias expostas ao ar-livre do deserto?
Tivemos oportunidade de conhecer os fantásticos pontos acima, mas ainda falta muito: Cordilhera blanca, Pisco-Paracas, amazônia peruana, etc. etc. etc.
Cada vez mais fica claro o quanto o brasil é paupérrimo em paisagens verdadeiramente belas.
POR FAVOR, GÉRSON, precisamos de dicas para MANAUS, pois vamos passar por lá em março (dois dias inteiros), no caminho para Miami (quinhentão só, pela TAM, acredita?)
Um grande abraço.
Em tempo: foi a Dubai?

Manelim disse...

E aí, Júlio! Tava sumido, cara! Só porque casou?

Dediquei uma semana ao Peru, somente. Então, fui direto ao Vale Sagrado. Gostei muito do Peru, e pretendo voltar. Fiquei uma noite em Cusco e parti para Pisac e região. Fiquei duas noites em Águas Calientes (agora Machu Pichu Pueblo...). Foi a melhor coisa. Aproveitei à larga. Subi a Wayna Pichu (uma hora de subida em rampa), e fui ao Templo da Lua.
Não fiz o caminho, porque não haveria tempo. Eles oferecem muitas opções, talvez de uma próxima. Na volta do passeio, achei por acaso um restaurante fabuloso, com o sugestivo nome Indio Feliz... Bom, vc sai mais alegre de lá, com certeza, até porque a comida é excelente, o lugar acolhedor e o preço é baixo. Provei a chicha morada, um milho com a desconcertante missão de fazer as vezes de uva...

O pisco sour, pra falar a verdade, me pareceu melhor que a nossa caipiirinha (que os nossos caipiras não leiam isso...). Um drinque realmente surpreendente...
Em Lima fui ao Rosa Nautica, e provei um menu degustação, com uns 14 pratos. Magnífico... por uns 60 reais...
Sobre Manaus, o importante é o hotel: o melhor é o Tropical Manaus, a torre, não o velho prédio que era da Varig e é só mofo, hoje. Fica perto do aeroporto. Problema: fica a uma hora do centro. De taxi, pode custar 100,00 reais, ou mais.

Desse hotel saem passeios aéreos sobre o rio e Anavilhanas. Se não quiser o aéreo, de barco também vale a pena, mas naquele estilo um monte de turistas... Sugiro um passeio de lancha pelos igarapés e copas de arvores (não sei como eles chamam esse passeio, mas vc deve indagar na agencia especificamente, para evitar as arapucas de costume). Outro passeio que aconselho é o Ariau Towers, hotel na selva, onde ficam os endinheirados. Diárias de mil dólares, mas vale a visita.

Gosto muito do artesanato vendido em Manaus. Se vc estiver num domingo, não deixe de ir à feira, que fica à sombra do Teatro Amazonas, prédio imponente, programa imperdível, principalmente se tiver alguma programação (Roger Waters dirigiu uma ópera nesse teatro, há uns anos). Se for à feira de domingo, por favor me avise. Tenho umas encomendas... coisa pouca, só uma folha de uns 2 metros, que pretendo usar como revisteira...
No centro (ou próximo) tem um restaurante imperdível, mas eu não lembro o nome (levaram a gente, não retive detalhes). Tem umas comidas amazônicas, incluindo o soberbo pirarucu. Aconteça o que acontecer, ofereçam o que oferecerem, não deixe de comer um dos pratos com esse gigante amazônico. Não sei se vc lembra mas, a primeira vez que vi esse monstro vermelho foi em Siam Square, em Bancoc... Depois vi alguns deles nadando livres, perto de Manaus, num rio de águas vermelhas como um chá, uma visão...
Bom, acho que vcs vão curtir...
Abs,