sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Toulouse

A esmo nesta cidade, que sedia a indústria aeroespacial européia (o super-jumbo A-380 deixa-se conformar aqui, com partes de toda a Europa).
Toulouse é charmosa e aconhegante. Cheia de monumentos e de gente nas ruas. Apesar do tempo, hiemal, foi prazeroso percorrer suas ruas.
Venho de Carcassone, cidadela medieval construída no alto de um morro. Trata-se de um conjunto de castelos, enfeixados por uma muralha de muitos metros. Hospedei-me perto dessa fortaleza, e caminhei sem destino, para testar seus limites. Passes e impasses num labirinto de pedras lavradas.
Daqui a pouco embarco para Amsterdã, via Paris, para novas abordagens desse antigo continente e seus sonhos.

8 comentários:

Anônimo disse...

Grande Gérson,

Aí vão algumas dicas de Amsterdam (prefiro escrever da forma original, que não custa nada):

1-Hospede-se no Eden Rembrandt Square. Bom hotel central, com janelas acústicas, por E$ 95,00. Está no Bookings. Mas uma penca de outras opções existem;

2-Se não quiser, nem precisa tomar aqueles "Trams", os trenzinhos elétricos que circulam lá, pois é tudo perto, e ao alcance de um caminhante fotógrafo;

3-A região central está cheia de conveniências e mercados (ao contrário de Paris), então não pague preço exorbitante em café da manhã no hotel, se não quiser.

4-Vale a pena pagar por um passeio guiado pelos puteiros de Amsterdam (Red Light District). Na verdade, não se trata de prostíbulos, mas vitrines alugadas pelas profissionais, que dentro se exibem para o público (são 400 vitrines): as vantagens do guia é que ele vai às ruas principais, e te leva ao centro de orientação de prostitutas, onde uma gentil senhora prostituta canadense, irá passar-lhe todas as estatística do local. Boa oportunidade para uma investigação antropológica.
Não é nada parecido com o que você contou de Patpong, pois em Amsterdam essa visita é somente turismo, e você encontra milhares de casais, velhos e crianças visitando os locais. Os consumidores do sexo pago também estão lá, mas todo mundo se comporta, num exemplo de civilização e tolerância, como é a regra holandesa.
Quem tem esse passio é a Lindbergh tours, na Rua Amrak, pertinho da estação central. Pegue folheto no seu hotel, pois eles tê city-tour também e passeios pelos moinhos (cidade de Volendam). O tour a pé pelas "vitrines" custou E$ 18,00.

5-A fantástica e imperdível exposição anatômica "BODIES" está num pavilhão (Beurs van Berlage) na rua Amrak, perto da estação central. Custa E$ 25,00 mas vale a pena - http://www.bodiestheexhibition.com/bodies.html

6-Visite o museu da casa de Anne Frank (Anne Frank Huis), na Rua Herensgracht.

7-Fuja das fábricas de lapidação de diamantes. Roubada.

8-Procure examinar os detalhes construtivos dos diques. Amsterdam tem o dique principal atrás da estação, mas se você for ver os moinhos em Volendam, passará sobre vários deles.

9-O museu nacional (Rijskmuseum) é pequeno por dentro, mas compensa a visita, pois o início relembra a época da expansão ultramarina flamenga.

10- o do Van Gogh satisfaz qualquer fã.

11-Gostei da cerveja Amstel e dos queijos de lá.

12-Fui a um restaurante em Volendam, onde comi o melhor bacalhau fresco da minha vida. Frutos do mar é com eles.

13-O museu de cera Madame Tussaud é coisa mais para adolescente e criança, mas para os adultos também tem uma parte introdutória, que reproduz um cenário da Amsterdam do século 18.

14-Não visitei o museu judeu, o que é uma pena.

15-Cuidado com os ciclistas onipresentes.

Se lembrar de algo mais, te aviso.
Bom passeio!

Júlio César.

Anônimo disse...

Olá Gerson,
Vejo que as descobertas de lugares maravilhosos não têm fim!!! Será que vc volta antes do dia 1º? A posse do presidente e vice será nesse dia. A CRE ainda existe, mas há muito trabalho se acumulando...
Grande abraço!!

Anônimo disse...

Julio:

vamos com calma com tantas dicas.
Que historia 'e essa de visita guiada aos puteiros? Vc enlouqueceu? (ra ra ra)

Bem vou aproveitar a dica, sem duvida. Mas, sobre Patpong, la tb e' possivel apenas uma visita aos bares, em que se exibem as mocas dancarinas e suas incriveis habilidades (foi o que fiz). La tb e' frequentado por casais e familias de turistas. E tb tem sexo pago, para quem tem pouco juizo e apreco pela saude e seguranca pessoal.

Sobre o hotel, eles subiram o preco, entao aproveitei outro 4 estrelas, tb no centro. Sobre os trams, fiz um passeio de reconhecimento e havia chegado 'a mesma conclusao. Tudo e' perto. Da pra ir a pe.

Sobre cafe da manha em hotel, faz um mes que nao sei o que e isto. So nas boulangeries, patisseries e (meus prediletos) fromageries francesas. Vou fazer o mesmo aqui.

Bodie, Voledam, os museus Anne Frank e Van Gogh estao nos planos, claro que si.

Sobre os ciclistas, ja travei contato com alguns. Veja o comentario na pagina.

Anônimo disse...

Keila:

ora ora vc realmente sabe juntar novidades, hein?

Muito bem, vamos examinar essas noticias com calma.

Sobre morar sozinho, confesso que me arrependi, quando tomei essa decisao (de nao ter ido antes...)

Anônimo disse...

puxa, fiquei com água na boca só de imaginar seus cafés da manhã....hahaha.
Bem, minha mãe me mandou escrever que está precisando de "lembrancinhas" para o novo lar:a pousada!hehehe, depois vcs se entendem. Quanto a morar sozinha, bem, tenho certeza que será impactante no começo porém extremamente boa depois.... enfim, toda mudança tão radical tras certo receio...
Fico feliz do teclado ter voltado ao "normal"... abraço.

Anônimo disse...

O Julio falou sobre queijos..... se vc for vir embora depois dai e pensa me trazer alguma coisa, pode ser o queijo....hahaha, amo queijo e ele fez uma ótima propaganda...hehehe. Bjus

Anônimo disse...

Keila:

infelizmente, queijos e outros produtos derivados de animais/plantas nao podem ser levados. So por meio de importadoras etc etc.

Na Nova Zelandia, levei uma multa de 200 dolares por causa de uma banana esquecida na sacola. Abs,

Anônimo disse...

Que pena..... estou realmente com água na boca!!!!!!!!! abraços