domingo, 1 de abril de 2007

Amenidades

Duzentos intelectuais, artistas, esportistas e empresários elegeram Getúlio Vargas o mais importante brasileiro de todos os tempos. Apesar de incorreto, não me importo tenham relegado Machado de Assis ao terceiro lugar. Em segundo, JK. Depois, nomes como Rui Barbosa e Tom Jobim. Não há nada de errado na lista, exceto que, daqui a 500 anos, os colegiais continuarão a decorar fragmentos da obra de Machado de Assis, com aquelas bisonhas classificações "romantisno", "realismo", "modernismo" etc . Quanto aos demais, somente Getúlio e Guimarães Rosa são dignos de menção. Getúlio foi o mais importante político do País. ponto. (Para que diabos precisamos de políticos?). Guimarães é o gênio da criação lingüística. Impossível não se emocionar com seus achados, risonhos.
Os outros, bem, daqui a 500 anos nem os mais empedernidos eruditos serão capazes de dizer o que fizeram. A lista correta é:
1) Machado de Assis 2) Getúlio Vargas 3) Guimarães Rosa Depois vem uma profusão de nomes, tais como Pedro II, Regente Feijó, Bonifácio de Andrada, Barão de Mauá et cetera. É importante dizer que Rui Barbosa não está (não pode estar) na lista. Nem por engano.

Nenhum comentário: