sábado, 7 de maio de 2011

Consumismo

Eu vinha de flertes com uma máquina de lavar roupas. Oito quilos e meio, branca, e uma escotilha de submarino, à guisa de tampa.


Lava, seca, esteriliza, perfuma e acaricia. Água quente, fria ou tépida.


Tem umas luzes de nave espacial, e comandos digitais com barulhinhos (de nave espacial).


Comprei-a, pela internet, a preço tão módico que minha mãe decretou: "foi roubada".


Apesar dos testes, bem sucedidos, não me ocorre lavar roupas nessa máquina, uma peça que seja.


Tampouco detectei qualquer inclinação a lavagens automatizadas de roupas em minha secretária.


E, contudo, me apraz.


Não é raro eu deter os estudos, a contemplar seu funcionamento; comparar com as inacreditáveis previsões do manual, testar seus limites argumentativos. A bolha translúcida, o carrossel de aço inox, o lúdico painel. Já a enchi e esvaziei algumas vezes, e também testei diferentes dosagens de amaciantes e detergentes.


Às vezes, fugindo à aridez dos estudos, troco algumas idéias com a máquina (nos dias em que ela está mais receptiva).


Poder-se-ia pensar que eu me envergonho da compra, que penso em trocá-la por algo mais prático (um maçarico, um pandeiro, por exemplo).


Nada disso.


Até já quis comprar mais uma, idêntica à primeira, de tantas alegrias.


O leitor talvez suponha que ninguém sabe da máquina, que é mantida a salvo da sindicância dos vizinhos, dos amigos. Pois é a primeira coisa que procuram, assim que chegam: “e nossa máquina?” ou “não está tentando esconder nadinha mesmo de mim – uma nova máquina, por exemplo – não é mesmo, Nhonho?”


Entrementes, comprei uma nova cadeira. Quem adivinha o grande potencial de uma cadeira?


Sabe um trombone? 

3 comentários:

Rafaela Chivalski disse...

Eu namoro uma máquina dessas a mais ou menos um ano e caso você queira passá-la para frente...eu tenho espaço aqui em casa...rsrsrs

Manelim disse...

Olá Rafaela! Realmente, seria uma boa, mas agora passei a usá-la regularmente, com todos os inconvenientes dos detergentes, amaciantes etc. Tenho um novo texto sobre o assunto...

Bjs

Rafaela Chivalski disse...

Ahhh...perdi a máquina de lavar! Droogaaa!!! rsrsrs

Estou curiosa para ler o próximo texto. Vc é um dos poucos escritores que conseguem prender a minha atenção.

Bjos!!